Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer, o arquiteto que o Brasil deu ao mundo, é o autor do projeto arquitetônico do Grande Hotel de Ouro Preto, realizado em 1938, cujas características construtivas permanecem fielmente preservadas como registro histórico de uma obra marcante e pioneira. 

Com a criação da Pampulha, em Belo Horizonte, em 1944, Niemeyer revolucionou mundialmente os conceitos da arquitetura moderna. Mais tarde, seu trabalho ganhou monumentalidade na construção de Brasília, em 1960, em parceria com Lúcio Costa e JK.

 Aos 100 anos de idade, Niemeyer projetou o moderníssimo Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nesse monumental complexo de prédios públicos, que abriga todos os órgãos do governo do estado a partir de janeiro de 2010, destaca-se, além da belíssima arquitetura, o maior vão livre jamais construído no mundo, com 147 m de extensão.

Oscar Niemeyer, causou uma notável mudança na arquitetura mundial com a Pampulha, em Belo Horizonte, em 1944, e Brasília, em 1960, é o autor do projeto arquitetônico do Grande Hotel de Ouro Preto. Essa obra pioneira, de 1938, contou com a participação direta e indireta de dois outros grandes brasileiros, mundialmente reconhecidos: Lúcio Costa e Burle-Marx, este último autor do projeto original dos jardins do Grande Hotel.

Em 1995, voltando à sua obra depois de várias décadas, Niemeyer registrou, nas paredes brancas do Grande Hotel, o seu traço tão característico. Nelas desenhou de próprio punho montanhas e mulheres, para o deleite visual dos nossos hóspedes, retratando formas que inspiraram suas obras, que brilham nos quatro cantos do mundo.

Satisfeito com o esforço do empreendedor na restauração do hotel após a sua privatização, Oscar Niemeyer complementou e atualizou o projeto original, concebendo a área da piscina e novo Anexo, com 29 apartamentos.


<<< Voltar

Voltar ao topo


Grande Hotel de Ouro Preto | Rua Senador Rocha Lagoa 164 - Centro - Ouro Preto/MG | Tel.: (31) 3551-1488
Emails: reservas@grandehotelop.com.br | grandehotel@grandehotelouropreto.com.br
Sede local desde 23/03/1954